A criação de madeira morta em Bonsai, sob a forma de Jin ou Shari, pode melhorar o aspecto da árvore significativamente. Um “Jin” é uma parte descascada do galho e um “Shari” é uma parte sem casca do tronco.

Na natureza, a madeira morta é criada quando uma árvore é atingida por um raio, exposta a períodos prolongados de seca ou quando galhos estalam devido ao estresse do gelo, vento ou peso da neve. A madeira morre e é branqueada pela luz solar intensa.

Esta técnica é usada quase que exclusivamente em árvores perenes, uma vez que a criação de Jin ou Shari em árvores decíduas muitas vezes dá uma aparência não realística (madeira morta em árvores decíduas, muitas vezes apodrece com o tempo).

 

Quando?

A melhor hora para se criar madeira morta é no início da primavera ou no final do verão.

 

Jin and shari on Bonsai

Grande movimento de tronco, e a madeira morta (Shari) é absolutamente deslumbrante.

 

 

Jin example on a Bonsai

Exemplo de um Jin

Jin example on a Bonsai tree

Um outro exemplo de madeira morta nesta árvore de Bonsai

 

Shari on a Bonsai tree

A madeira morta neste tronco (tanto o Jin quanto o Shari) tem um visual muito impressionante.

 

Como criar madeira morta em árvores de Bonsai

A criação de um Jin ou Shari com aspecto natural requer experiência; pratique antes de aplicar a técnica em árvores valiosas. Usar as ferramentas de bonsai certas é importante: use alicates de Jin, ferramentas de esculpir e calda sulfocálcica, disponíveis na maioria das lojas de Bonsai (online).

 

Criando um Jin em um Bonsai

Retire a casca do galho, de forma que apenas a madeira dura permaneça. Usando um alicate de Jin, afaste lâminas de madeira e corte-as fora no final do Jin desejado. Quando a forma básica do Jin estiver pronta, arredonde as arestas vivas, utilizando um cortador côncavo ou uma lixa. Se possível, faça a lixiviação do Jin e previna-o contra o apodrecimento, “pintando-o” com calda sulfocálcica.

 

Criando um Shari em um Bonsai

Escolher o local certo para um Shari, não apenas um que pareça ser bom, mas que também não corte fora um fluxo de nutrientes essenciais para galhos localizados na parte mais alta da árvore, é muito difícil. Antes de você começar a remover a casca, desenhe a forma desejada do Shari no tronco com giz. Não corra nenhum risco e estenda o processo de criação de um Shari ao longo de vários meses, se não de anos; comece com uma faixa estreita de casca que você possa ampliar em etapas. Corte a casca com uma faca afiada e arranque-a usando um alicate de Jin. Uma vez que a forma desejada esteja pronta, você pode escavar levemente o tronco usando um cortador côncavo ou ferramentas de esculpir. Agora, faça a lixiviação da parte do Shari “pintando-a” com calda sulfocálcica, o que também irá proteger a árvore contra infecções.