O tronco de um Bonsai merece atenção especial, já que é uma das características mais atraentes de uma árvore. Os seguintes recursos serão discutidos: O Nebari, conicidade, espessura e forma geral do tronco.

Como criar um bom tronco de Bonsai

 

Nebari

O Nebari (alargamento da raiz) é importante para dar a um Bonsai uma aparência bem equilibrada. Mais informações podem ser encontradas na página sobre alargamento de raiz.

 

Conicidade

Um tronco deve ser mais grosso na base do que no topo da árvore: isto é chamado conicidade. Embora seja difícil melhorar irregularidades na espessura de um tronco (selecione bem as árvores antes de comprá-las), é possível alcançar pequenas modificações:

  • Engrossando parte do tronco do Bonsai
    Ao alocar o crescimento da árvore para os galhos logo acima da parte fina do tronco, esta parte irá se beneficiar de um aumento do fluxo de nutrientes e, como resultado, crescerá mais espessa. A alocação de crescimento pode ser feita pela poda da árvore inteira, exceto para os galhos acima da parte fina do tronco. Este método é lento e vai demorar pelo menos dois anos, antes disso você não perceberá nenhuma alteração. Como dito antes, a seleção de árvores pela conicidade de seu tronco, é importante.

  • Afinando parte do tronco
    Como é impossível fazer um tronco ficar mais fino, a única maneira de afinar o tronco é engrossar as outras partes do tronco, utilizando o método descrito acima. No entanto, vai demorar ainda mais tempo antes que você possa notar uma mudança significativa. Você pode esconder o ponto de engrossamento criando um Jin ou um Shari em seu lugar.

Tapering on a Bonsai tree

Este tronco parece muito maduro: a base é significativamente mais grossa do que o topo da árvore.

 

Bonsai trunk of a larch

Este tronco também mostra uma bela conicidade, assim como movimento.

 

Espessura

As árvores de bonsai muitas vezes parecem mais velhas do que elas são quando têm um tronco grosso e deformado. A única forma de um tronco ficar mais grosso é deixar a árvore crescer livremente em um recipiente grande, sem poda por vários anos. Quando estiver satisfeito com a espessura do tronco, você pode treiná-lo de novo e colocá-lo em um pequeno vaso.

Uma técnica para engrossar o tronco é permitir o desenvolvimento de "galhos de sacrifício" no tronco. Estes galhos não são podados de forma alguma por dois a três anos, engrossando o tronco à medida que crescem rapidamente. Após os dois a três anos, os galhos são removidos.

 

Sacrifice branch

Closeup

O galho crescendo para a direita é o galho de sacrifício, deixado intocado para ajudar a engrossar o tronco.

 

Forma geral

A forma geral de um tronco é um dos mais atraentes aspectos de uma árvore. Como é quase impossível dobrar um tronco, uma vez que atinge uma determinada espessura (até aquele ponto em que você pode usar um dobrador de tronco), é importante levar em conta a forma do tronco quando comprá-la.