Apesar de ser nativa da Mata Atlântica brasileira, a Eugenia uniflora (Pitangueira / Pitanga) é encontrada em vários países. Possui tronco liso de cor bege-acinzentado. Sua folhagem é densa e verde escura, com folhas pequenas, brilhantes e aromáticas. Suas pequenas flores são brancas. Os frutos são comestíveis, e têm o formato de pequenas abóboras (aproximadamente, 2 cm de diâmetro).
Se você precisar de ajuda para identificar sua árvore, experimente o nosso guia de identificação de árvores de Bonsai.
Bonsai de Pitanga (Bonsai de Eugenia uniflora)
Posição: A Pitangueira é uma planta de exterior. No verão, devemos colocá-la onde receba os raios solares diretamente em suas folhas, antes das 10:00 h e depois das 16:00 h. Em outras estações, pode ser colocada sob sol pleno, desde que seu solo esteja sempre úmido. Sua floração e frutificação dependem de sua exposição ao sol.
Rega: A Pitangueira é uma planta de consumo elevado de água. Sua rega deve ser diária em períodos de calor, e, se preciso, mais de uma vez ao dia, para deixar sua terra sempre úmida. Em épocas mais frias, somente regue se a terra da superfície estiver seca, pois o excesso de água no frio pode causar fungos, que podem matar a árvore.
Alimentação: A época de crescimento é o melhor período para se adubar a Pitangueira, desde o início de sua brotação, na primavera, até o começo do outono. Os adubos mais indicados são os ricos em Fósforo (P). Evite adubar em períodos de floração intensa.
Poda: A poda de manutenção da Pitanga é facilmente feita com uma tesoura, cortando-se os pequenos galhos que fujam do formato desejado para o bonsai. As podas drásticas devem ser feitas no final do inverno. A Pitangueira também brota na madeira velha, suportando bem as podas feitas nesta região. A retirada das folhas e flores ressecadas é muito importante.
Transplante: Um solo com boa drenagem é fundamental para a Pitangueira. O aconselhado é uma mistura de 40% de areia peneirada, 40% de condicionador de solo e 20% de argila refratária peneirada. A troca de solo deve ser feita anualmente, ou a cada dois anos, no início da primavera. Faça a poda de, no máximo, 1/3 das raízes.
Propagação: A pitangueira pode ser propagada por semente, estaquia e/ou enxertia.
Para obter informações mais detalhadas sobre estas técnicas, experimente nossa seção de cuidados de árvores de Bonsai.
Bonsai de Pitanga
Foto: Bonsai de Pitanga (Pitangueira), com alguns frutos já maduros.