O desenvolvimento de bonsais está associado a antigas crenças orientais que vão muito além da estética. O significado de trazer a natureza para dentro do lar é uma experiência espiritual. A filosofia do bonsai acredita na contemplação do mundo e na meditação sobre os fenômenos naturais.
Com a contemplação da arte que desenvolver bonsais, surge o conceito “Bonsai-do”, que significa direção, caminho, trajeto do bonsai. Mas a interpretação pode ser vista de forma mais profunda. O Bonsai-do significa caminho para o interior do “eu” pela arte do desenvolvimento dessas pequenas plantas. A dedicação, a observação, a perseverança, a disciplina, a humildade e a determinação são todos fatores preponderantes em nossas vidas, assim como nos bonsais.
É preciso lembrar que sua energia será direcionada de forma correta através da concentração mental ao se trabalhar um bonsai. O respeito pela vida, a paciência necessária para a manutenção dos cuidados e a espera pelo crescimento, a concentração para cuidar dele, a busca da harmonia interna por meio do contato com Bonsais, trarão a você melhores condições de paz interior.
O bonsai é assim uma forma de arte derivada de uma antiga prática chinesa de horticultura, para da qual foi reconstruída sob a influência do zen-budismo japonês. Ela começou a ser usada há pelo menos mais de mil anos e tinha por objetivo final a criação de uma representação miniaturizada, mas realista, da natureza, usando a forma de uma árvore.
A origem da criação da miniaturização é polêmica e incerta, porém a versão mais aceita da origem do bonsai é a do seu cultivo na China, desde 200 A.C. O bonsai ligado a uma atividade reservada somente a nobreza.
No começo, os monges levavam árvores pequenas para serem cultivadas em casa e nos templos, em vasos. Com o passar do tempo, técnicas foram desenvolvidas para aprimorar a forma das plantas. Entre 1192 d.C. e 1333 d.C., a técnica de criar o bonsai foi levado ao Japão. No Japão, o bonsai ganhou popularidade e aperfeiçoamento das técnicas de cultivo. No Brasil, a criação veio junto com os primeiros imigrantes japoneses e plantas nativas brasileiras começaram a serem usadas. Os tipos de plantas mais utilizados como no Brasil são: macieira, jabuticabeira, amoreira, laranjeira e outras.
Assim chegamos ao que hoje conhecemos: O Bonsai é uma árvore em miniatura que é cultivada em um vaso ou em um pequeno recipiente. Ele é considerado uma expressão artística da natureza e seu grau de beleza depende do cuidado dado por seu cultivador. A palavra japonesa Bonsai significa “plantado em uma bandeja”, o que é facilmente compreensível. As plantas de bonsai são árvores maduras, mas que foram miniaturizadas por meio de podas contínuas dos galhos e raízes, além do uso de amarrações com arame.
Antes de mais, saiba que os bonsais não são plantas geneticamente transformadas em anãs. Elas são podadas e moldadas desta forma. Isso significa que qualquer árvore pode ser cultivada para ser um bonsai. Os bonsais recebem classificações de acordo com seu tamanho. Cada classificação é nomeada conforme a tabela abaixo:
Há também classificações de bonsais por estilo:
Diz-se que ter um bonsai é uma boa alternativa para quem não tem muito espaço em casa. O fato no entanto é que a árvore necessita de grandes cuidados e portanto é preciso ficar atento antes de adquirir um, conhecendo assim as necessidades da planta.
Moldar uma árvore, que tende a ser grande e ocupar muito espaço, a ponto de mantê-la dentro de um vaso é uma verdadeira arte. Sendo possível se ter vários tipos de plantas transformadas em bonsais, vale lembrar que cada um poderá ter uma peculiaridade em seu trato.
Antes de começar a cuidar do seu bonsai, respire profundamente e pausadamente para conseguir afastar outros pensamentos. É importante concentrar-se no que irá fazer.
O bonsai pode ser colocado em ambientes fechados, mas é importante que o bonsai fique perto da janela, onde ele receba luz e esteja sob uma boa temperatura. Sempre que a terra estiver ficando seca é necessário aguar o Bonsai. O bonsai pode ser podado mensalmente, mas é preciso saber como realizar corretamente a técnica. Caso não saiba como realizar a poda correta, verifique a possiblidade de contratar um especialista.
Existem diversas opções de árvores de bonsai: caducifólias, coníferas, floríferas, frutíferas e perenes. Para se fazer a escolha mais adequada, deve-se analisar o aspecto da árvore. Flores verdes e tronco firme são bons indicadores.
Na hora de escolher o tipo, vale conversar com o vendedor e conhecer as características da planta.
Além disso, para ser considerado um bonsai, a árvore deve estar em um vaso de cerâmica ou cimento, pois estes conservam melhor a temperatura. Se não estiver, este é apenas um pré-bonsai. Além disso, vale lembrar que vasos de plástico não são aconselhados, pois esquentam a raiz da árvore.
Um bonsai pode ser mantido dentro ou fora do ambiente fechado. Se o espaço disponível em sua casa for interno, busque posicionar a árvore onde houver incidência direta do sol e bastante ventilação.
Além disso, procure deixa-la, no máximo, a um metrô de distância de janelas. Evite também colocá-la perto de objetos que irradiem calor, como televisores.
Muitos especialistas consideram o ambiente externo como o melhor lugar para estas plantas, pois podem ficar expostas ao sol e à chuva. Contudo, em dias de muito calor deve-se colocá-las em locais sombreados. Já em regiões de inverno rigoroso, é preciso protegê-las de geadas.
Como o bonsai é uma planta, não estará livre de pragas como ácaros, pulgões e outros. Em geral as doenças na árvore acontecem por problemas relacionados à rega (falta ou excesso), ventilação, falta de luz e umidade. Se seu bonsai ficar doente, será necessário tratar a planta para recuperá-la.
Para mantê-lo saudável, é preciso também fazer a adubação, que pode ser feita com adubos genéricos, que servem para qualquer planta, ou com específicos para flores e frutos. Em período de outono e primavera indica-se que a adubação seja feita a cada 15 dias. Já nos meses de inverno e verão, o tratamento deve ser realizado mensalmente.
Quando alguém lhe oferece um bonsai está exprimindo um gesto de respeito e uma premonição de prosperidade. Eles são um símbolo de honra, paz, paciência, equilíbrio e harmonia. É também símbolo de felicidade.
Se diz também que a poda das árvores para que deixem de ter o tamanho que teriam originalmente funcionam como um exercício de domesticação. É como se simbolizassem os traumas que vivemos, as situações que afetam nossa personalidade e destino. O cuidado com o bonsai pode ser também entendido com um exercício de cura interior.